Se você procura um fio leve para as peças de verão, o fio Brisa vai conquistar seu coração! Além de lindo, tem boa durabilidade e possui uma gama generosa de cores. É um ótimo fio para tecer blusas, regatas, tops, croppeds, vestidos, chapéus, biquinhos de crochê, barrados de macramê e muito mais.

Bolero Galático em crochê com o fio Brisa
As peças feitas à mão prometem dominar os looks carnavalescos de 2026, trazendo conforto, sustentabilidade e o estilo artesanal para os bailes e blocos de rua!
Já virou tradição por aqui compartilharemos a receita de uma fantasia completa em crochê, criada pela nossa musa e artesã Thainá Melo @sinistrices. A fantasia deste ano está incrível, e hoje vamos aprender a fazer a última peça que completa a Fantasia Contatos Imediatos: o Bolero Galático, super estiloso com design espacial e golinha levantada, feito em crochê com nosso fio Brisa!
Baixe a apostila digital e assista a vídeo aula abaixo (na versão para destro ou canhoto) para aprender a fazer essa peça deslumbrante, que vai trazer um toque sofisticado à sua Fantasia do outro mundo!

BOLERO GALÁTICO EM CROCHÊ
FIO BRISA
Por Thainá Melo @sinistrices para o Ateliê Pingouin
MATERIAL
2 novelos 100 g de Brisa Steal 1819
2 novelos 100 g de Brisa Fúcsia 317
Agulha de crochê nº 3,5 mm
Agulha de tapeçaria
Tesoura
Marcador de ponto
10 m de arame de alumínio cor de rosa
Alicate para bijuteria roliço
Alicate para bijuteria de corte
PONTOS E ABREVIAÇÕES UTILIZADAS
corr: correntinha
carr: carreira
pat: ponto alto triplo
pb: ponto baixo
pbx: ponto baixíssimo
pt: ponto
aum: aumento em pat – 2 pat sobre o mesmo pt de base
dim: diminuição em pat
am: anél mágico
listra: conjunto de duas carreiras – a primeira de pontos altos triplos (podendo ter aumentos e diminuições) e a segunda de pontos baixos (somente ponto sobre ponto).
[]: pontos repetidos ao longo da carreira
(): total de pontos da carreira
NOTAS
– Esta peça é constituída de listras. Cada listra é tecida com uma carreira de pontos altos triplos, que é a carreira onde aumentos e diminuições são feitos e uma carreira de pontos baixos. Nas carreiras de pontos baixos não há aumentos ou diminuições. Apenas pontos baixos sobre os pontos altos triplos de base.
– Ao trocar de carreira de ponto alto triplo, faça cinco correntinhas para subir. Nas carreiras de ponto baixo, faça apenas uma correntinha. Estas correntinhas não contam como ponto.
– A peça é inteiramente tecida com fio duplo.
– Ao trocar de cor, faça uma correntinha no final da carreira, corte o fio. Comece a próxima carreira conduzindo o fio cortado.
– Esta peça faz uso de anél mágico, mas não é tecida de forma circular. Ao fechar um anél mágico, não feche a carreira. Vire o trabalho e faça carreiras de ida e volta. O interesse é em semicírculos.
– Ao conduzir o arame de alumínio, deixe um pedaço grande no início da carr e ao final. Depois que fizer todas as conduções na parte da peça em questão, faça todos os acabamentos juntos, cortando os arames, dobrando as pontas e fixando os primeiros pontos nelas.
PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E FAÇA O DOWNLOAD DA SUA APOSTILA DIGITAL COM A RECEITA COMPLETA DO BOLERO GALÁTICO EM CROCHÊ:
E se fizer esse bolero com o fio Brisa, marque com a @fiospingouin e a artesã criadora da peça @sinistrices em um post nas suas redes sociais, pois amamos ver e compartilhar os resultados de todos vocês <3
Para mais receitas com nossos fios Pingouin, clique aqui .
PINGOUIN
UMA JORNADA DE A-M-O-R

Sobre o fio BRISA
Este fio é leve e tem um rendimento fabuloso, ótimo para as peças de verão. Boa durabilidade e firmeza nas cores, possui uma gama generosa de cores. Ideal para blusas, regatas, tops, croppeds, vestidos, chapéus, bicos de crochê e tudo que sua imaginação pedir. Ideal para crochê e tricô.
Composição: 100% acrílico/ novelos de 100g com 500 m e 250g com 1250m/ TEX 200À venda nos melhores armarinhos e lojas online.





